Vistas a la página totales

domingo, 4 de agosto de 2013

Homenaje: Alguien habla de Pessoa, lacl … / Segue O Teu Destino - Maria Bethânia (Fernando Pessoa: Ricardo Reis) / Fernando Pessoa: PRECE. Lee Maria Betânia.



De mi Bitácora acuariana, cuaderno de bolsillo. (*)

I.

Alguien habla de Pessoa,
de su época,
toma distancia y le saluda diciendo:
“desde nuestro siglo”.
Y yo lo siento
tan al lado,
caminando en parca
soledad por calles
que son tan mías
como suyas.
Convivimos en una
misma ciudad.
Nunca hablamos,
fiel a mi costumbre
de no importunar
a los poetas.
Lo veo dar vueltas
en torno a una
glorieta.
Es un transeúnte
de paso incuestionable
aunque sin derrotero.
Su silueta asombrerada
ondula sobre las aguas
de una fuente por obra
de un caprichoso
fogonazo del sol.


II.

Nuestras vidas transitan
derrochando hojas
de calendario,
aunque dicen que
el tiempo fluye…

¿Ya ha pasado ayer?
Porque no le vi
pasar.

Sigo sentado en
la glorieta.

Me place esta ciudad
sin días.


(lacl, 03 de Diciembre, 2008. 4:00 AM, en mi Bitácora acuariana, cuaderno de bolsillo)

Post data, 26, 12, 2019.- 
Texto luego incluido en la antología POETAS VENEZOLANOS CONTEMPORÁNEOS
Tramas cruzadas, destinos comunes
Común Presencia Editores, Colección Los Conjurados, Bogotá 2014
Selección, Prólogo y Epílogo: Adalber Salas Hernández y Alejandro Sebastiani Verlezza.





(*) Publicado originalmente el 17 de diciembre de 2008, bajo la glosa  VUELTA DEL CONFINADO, en: 
.http://letrascontraletras.blogspot.com/2008/12/billie-holiday-strange-fruit-httpwww.html

.

.

Fernando Pessoa (Segue o Teu Destino) por Maria Bethânia.


."Segue O Teu Destino" - Maria Bethânia

( Fernando Pessoa: Ricardo Reis / composição de Sueli Correa Costa   )

"Para ser grande, sê inteiro
Nada teu exagera ou exclui
Sê todo em cada coisa
Põe quanto és
No mínimo que fazes
Assim em cada lago
A  lua toda brilha
Porque alta ... vive!"

(Ricardo Reis - Fernando Pessoa )


Segue o teu destino
Rega as tuas plantas
Ama as tuas rosas
O resto é sombra
De árvores alheias

A realidade
sempre é mais ou menos
Do que nós queremos
Só nós somos sempre
Iguais a nós próprios

Suave é viver só
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses

Vê de longe a vida
Nunca  interrogues
A resposta
está além dos deuses

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração
Os deuses são deuses
Porque não se pensam

Porque não se pensam.



Fernando Pessoa: PRECE. Lee Maria Betânia.


Senhor, que es o céu e a terra, que es a vida e a morte!
O sol es tu e a lua es tu e o vento es tu! Tu es os nossos
corpos e as nossas almas e o nosso amor es tu tambem. Onde
nada está tu habitas e onde tudo está - (o teu templo) -
eis o teu corpo.

Dâ-me alma para te servir e alma para te amar. Dâ-me vista
para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir
no vento e no mar, e meos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja
lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas
nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar
os outros como irmãos e servir-te como a um pai.

Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja
digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante
de ti como um filho que volta ao lar.

Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar
em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa
rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te
possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.

Senhor, protege-me e ampara-me. Da-me que eu me sinta teu.
Senhor, livra-me de mim.

No hay comentarios.: